À medida que o final de 2024 se aproxima, o AEROIN verifica quais empresas estão se preparando para entrar no próximo ano em busca da certificação necessária para operar no transporte comercial de passageiros ou carga no Brasil.
Neste cenário, o Brasil conta atualmente com quatro companhias aéreas em processo de certificação na ANAC, cada uma em diferentes estágios de desenvolvimento.
As empresas que estão se preparando para a certificação incluem:
Placar Linhas Aéreas: Controlada pela empresária Leila Pereira, que é também dona da Crefisa e presidente do Palmeiras, a Placar Linhas Aéreas busca a certificação para operar com jatos Embraer E2 em voos fretados, especialmente para clubes de futebol. Atualmente, a empresa está na fase final de certificação sob o RBAC 121, embora já tenha feito voos pontuais que foram “cedidos” (não comerciais) por sua proprietária a times de futebol.
Braspress Air Cargo: Originada da tradicional empresa de transporte rodoviário Braspress, a Braspress Air Cargo planeja operar jatos Boeing 737-400F em rotas de alta demanda, como a conexão entre Campinas e Manaus, com um foco especial nas cargas de seus clientes. Assim como a Placar, a Braspress também está na fase final de certificação.
Avion Express Brasil: Filial da companhia lituana Avion Express, esta nova empresa busca introduzir uma frota de aeronaves A320 no Brasil e operar sob o regime ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance), alugando seus equipamentos para outras companhias aéreas regulares no país. Neste momento, a Avion Express Brasil está igualmente na fase final de certificação.
Transportadora Print: A Transportadora Print recentemente iniciou um processo de certificação junto à ANAC, mas seus planos específicos ainda não estão totalmente claros, levantando expectativas sobre o que a empresa pretende oferecer no mercado aéreo.
O processo de certificação para uma companhia aérea é complexo e envolve cinco etapas principais:
Conceito e Planejamento: A companhia deve elaborar um plano detalhado que descreva as operações, a frota pretendida, e a estrutura organizacional.
Documentação: A empresa precisa desenvolver e submeter uma série de documentos, incluindo manuais de operação, segurança e treinamento da tripulação.
Avaliação de Conformidade: A ANAC revisa toda a documentação apresentada para garantir que as normas e exigências são atendidas.
Inspeção e Testes: Uma vez que a documentação está aprovada, a ANAC realiza inspeções nos locais de operação e testes de voo para validar a conformidade com os padrões.
Homologação: Após a conclusão das inspeções e a aprovação na avaliação de testes, a companhia aérea pode receber sua certificação, permitindo-lhe iniciar operações comerciais.
Fonte: Aeroin